2
respostas

Dúvida!

Olá, tudo bem?

Pode ser uma dúvida simples, mas para mim não ficou fácil de entender essa questão da definição da segunda coluna criada (populacao) . Também queria saber se toda vez que eu vá fazer uma busca para realizar o replace devo colocar a contrabarra, tem algum material que explique mais sobre isso?

populacao_estados = populacao_estados.assign(populacao_sem_parenteses = populacao_estados['POPULAÇÃO'].replace('\(\d{1,2}\)', '', regex=True),
                    populacao= lambda x: x.loc[:, 'populacao_sem_parenteses'].replace('\.', '', regex=True))
2 respostas

Oii, Camyla! Como vai?

Agradeço por aguardar o nosso retorno.

Muito legal a sua iniciativa de postar a dúvida por aqui, tenho certeza que ajudará outros(as) estudantes que possam ter também.

Bom, a segunda parte do código foi criada usando a função lambda. Usamos ela quando precisamos definir uma função que não tenha um nome, o que chamamos de função anônima. E atribuímos ela a população.

A função lambda recebe o argumento x, que se refere ao DataFrame atualizado até o momento. Dentro dessa função, acessamos a coluna criada população_sem_parenteses pela parte x.loc[:,'populacao_sem_parenteses']. Na sequência, adicionamos o replace para apagar o ponto (.), facilitando qualquer mudança nos números no futuro.

E sobre a contra barra, sim, a usamos para que o código interprete os caracteres de forma literal e não como caracteres especiais.

Como sugestão, deixo alguns links sobre o que conversamos aqui:

Espero ter ajudado. Continue se dedicando aos estudos e praticando para se desenvolver.

Bons estudos e até mais!

Obrigada!