1
resposta

Duvida - 4 FN

Não consegui muito bem entender a logica da divisão em duas tabelas genrando a tabela abaixo:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

minha duvida é, e se eu tiver um pedido do mesmo fornecedor, do mesmo produto com o mesmo cpf, apresentaria elementos iguais nas duas tabelas correto? ou meu pensamento esta errado, isso me fez refletir que poderia gerar um problema de interpretação, inclusive pode-se pensar que é uma sugeira no banco, acarretando em algum tratamento errado. Neste caso não seria necessario ter um identificador mais concreto como o numero da nota_fiscal?

E uma outra duvida menor, o cpf no caso é um atributo independente, o cod_produto também não é?

1 resposta

Olá, Leonardo! Tudo bem com você?

Desculpe por demorar a te dar um retorno.

Sim, de fato, se tivermos o mesmo número de pedidos do mesmo produto e com o mesmo número de CPF, iremos ter elementos iguais em ambas as tabelas. Porém, cada tabela possui uma chave primária que se relaciona às tabelas por meio de outras chaves. A única preocupação ao usarmos a nota_fiscal é que ela irá sofrer uma repetição para cada produto, e as chaves primárias não podem ser repetidas.

Ou seja: não é um problema termos elementos repetidos nestas tabelas, ok?

E, sim! Tanto o CPF quanto o cod_produto são atributos independentes. Eles identificam itens diferentes e não dependem mutuamente.

Espero ter ajudado. Se a dúvida persistir, estou disponível para te auxiliar. :)

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.