Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Dúvida

Olá, novamente pessoal! rs HELP ME, PLEASE?!

Sendo proposta de valor do produto benefícios exclusivos e valorosos. Nesse módulo vimos que a proposta de valor do produto (Alura Med app) é o Gerenciamento de consultas, (visto que o objetivo do projeto é otimizar o tempo), capaz do usuário (médico) visualizar o tempo médio e a quantidade de consultas.

  1. Tal proposta de valor quando ainda não é imposta pelo stakeholder e/ ou quando a empresa está iniciando e não tem essa informação clara…..na equipe, quem é o responsável por identificar ( product research, ux research ou outro)? Como identificar? Além disso, essa atividade faz parte do momento do “O QUE FAZER E PERGUNTAR ANTES DE INICIAR UMA PESQUISA”?
  2. A proposta de valor de produto tem que está relacionado a missão/propósito da empresa? Visto que já reparei que tem lugares que está mais preocupado em realizar e vender um produto em si, seja por está na moda ou outro motivo, do que gerar vários produtos legais, que conversam com a missão da empresa.
1 resposta
solução!

Olá, Flavia! Tudo bem?

Suas perguntas são muito pertinentes e mostram que você está realmente se aprofundando no assunto. Então, vamos lá:

  1. A responsabilidade de identificar a proposta de valor de um produto pode variar dependendo da estrutura da empresa. Em geral, essa é uma tarefa que pode envolver várias partes interessadas, incluindo a pessoa no papel de Product Manager, UX Researcher, e até mesmo a equipe de marketing. No entanto, a UX Researcher desempenha um papel fundamental nesse processo, pois é responsável por entender as necessidades e desejos das pessoas usuárias. Para identificar a proposta de valor, a UX Researcher pode conduzir várias formas de pesquisa com usuários e usuárias, como entrevistas e testes de usabilidade, para entender o que valorizam em um produto. E sim, essa atividade faz parte do momento de "o que fazer e perguntar antes de iniciar uma pesquisa", pois é essencial entender a proposta de valor antes de iniciar o design do produto, ok?

  2. Idealmente, a proposta de valor do produto deve estar alinhada com a missão e o propósito da empresa. Isso ajuda a garantir que o produto esteja alinhado com a direção geral da empresa e que esteja ajudando a empresa a alcançar seus objetivos. No entanto, você está correta em notar que nem sempre é o caso. Algumas empresas podem lançar produtos que estão na moda ou o que as pessoas atuantes na empresa acreditam que venderão bem, mesmo que não estejam diretamente alinhados com a missão da empresa. Isso pode ser arriscado, pois pode levar a produtos que não atendem bem às necessidades de usuários e usuárias ou que não se encaixam bem com o resto da linha de produtos da empresa, certo?

Espero ter ajudado e qualquer dúvida estou aqui!!

Até mais e continue praticando!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software