7
respostas

Dúvida

Bom dia! Estou com a seguinte dúvida, eu tenho um valor tabelado de 226,29 e preciso retirar 70%. Logo o valor é de 158,403 ao arredondar este valor para 158,40. E aplicar mais 70% o meu valor original fica como 226,28. Existe alguma forma de resolver, isso???

7 respostas

Olá Marcos! Em que linguagem você está escrevendo seu código?

Está solução, seria para PHP.

Oi, Marcos,

158,403 corresponde ao valor a ser retirado da quantia total que é 226,29, certo? Não sei se entendi bem o que quis dizer, já que se somarmos 70% de 158,403 o valor será 269 e alguns quebrados.

Poderia exemplificar melhor? Se tiver fazendo em alguma linguagem, mostrar o código ajuda muito.

Além disso, mantenha em mente que 70% de 226 não é o mesmo valor que 70% de 158.

A não ser que você esteja armazenando o valor de 158,403 em uma variável e somando esse valor de volta ao valor inicial (que a essa altura, estaria com 67,887). Se for isso, basta formatar o texto que aparece para mostrar apenas dois algarismos após a vírgula. Formatando o valor de 158,403 para mostrar apenas 158,40. Assim sua variável continua com o valor exato por trás dos panos, mas mostra pro usuário um valor mais "humano".

Espero ter ajudado em alguma coisa!

Até a próxima!

Marcos, se você retirar 70% de um valor e arredondar você não conseguirá recuperar o mesmo valor aplicando 70% no valor arredondado. A matemática não permite, independente da linguagem que estiver utilizando.

Agora, qual a utilidade de você arredondar o valor? Se for apenas visual você pode criar uma variável auxiliar para mostrar esse valor arredondado e manter o valor original em uma outra variável e depois aplicar os 70% a mais nessa outra variável, aí sim você consegue o mesmo valor.

Marcos,

Este problema ocorre porquê você está trabalhando com moeda, e não com números "de ponto flutuante". No caso dos valores em moedas você nunca poderá ter "meio centavo", neste caso você deverá ter um controle da "perda" no arrendodamento.

Assim, no seu caso, eu armazenaria os dois valores, o valor "real" e o valor "com desconto".

Atte.,

Alysson Bruno

Olá Marcos! Se sua dúvida foi tirada marque o tópico como solucionado, assim você ajuda outros colegas com a mesma dúvida.

Abraços!

Marcos, sua dúvida foi solucionada?