Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dúvida

Gostaria de saber se para esse exercício seria possível utilizar o for?

2 respostas

Para esse exercício não cabe o FOR como parte da resposta.

solução!

Não precisa do for por que o setInterval ele serve como um for por assim dizer só que infinito pois ele vai atualizar a tela de tempos em tempos, Abaixo tem um projetinho dessa bolinha pulsante indo para um lado e para o outro infinitamente.

<!DOCTYPE html>
<html lang="en">

<head>
    <title></title>
    <meta charset="UTF-8">
    <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1">
    <link href="css/style.css" rel="stylesheet">
</head>

<body>

    <canvas width="600" height="400"></canvas>

</body>

</html>

<script>

var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'beige';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
    }

    function limpaTela() {

        pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
    }

    var x = 20;
    var raio = 10;
    var pulsoRaio = 1;
    var sentido = 1;
    function atualizaTela() {
        limpaTela();
        desenhaCirculo(x, 30, raio, 'blue');
        if (x > 600) {
            sentido = -1;
        }
        else if (x < 0) {
            sentido = 1;
        }
        x += sentido;
        if(raio > 30){
            pulsoRaio = -1;
        }
        else if(raio < 20){
            pulsoRaio = 1;
        }
        raio += pulsoRaio;


    }


    setInterval(atualizaTela, 20);
</script>