Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

10
respostas

Duvida

Qual banco de dados é melhor? o mysql ou o hsql? e para a connexao com o banco de msysql é igual o do video do hsql? é só fazer a mesma coisa que ira connectar com o mysql?

10 respostas

Oi Alisson,

Depende muito do que você precisa, o hsqldb é um banco de dados primariamente em memória. É mais rápido mas não é tão robusto quanto o mysql.

Para fazer a conexão com o mysql é só mudar a String de conexão para: jdbc:mysql://localhost/NOME_DA_DATABASE

Abraço!

Entendi e no caso dessas 3 linhas de comando irei postar aqui, oque que precisarei mudar?

java -cp hsqldb.jar org.hsqldb.server.Server --database.0 file:loja-virtual --dbname.0 loja-virtual

Abra outro terminal e execute o manager para se conectar ao banco:

java -cp hsqldb.jar org.hsqldb.util.DatabaseManager

Para estabelecer uma conexao com o bando mySql precisarei desses comando né? mais modificados para o bando mysql?

Oi Alisson,

Aí você não precisa mais desses comandos, você só precisa ter o mysql instalado na sua máquina e executando. Estes comandos servem para subir o banco de dados do hsqldb.

Abraço!

Então ficaria assim?

import java.sql.DriverManager;

import com.mysql.jdbc.Connection;

public class TestaConexao {

Connection connection = DriverManager.getDriver("jdbc:mysql://localhost/loja-virtual","admin","admin");

}

Assim seria minha conexao?

ops seria assim o correto?

import java.sql.DriverManager;
import com.mysql.jdbc.Connection;

public class TestaConexao {

Connection connection = DriverManager.getConnection("jdbc:mysql://localhost/loja-virtual","admin","admin");

}

Esta ocorrendo um erro do DriverMenager, como estou usando o mysql está importanto do sql? esta certo? seria outro Class ali no lugar?

Oi Alisson,

Importa de java.sql.Connection ao invés de com.mysql.jdbc.Connection. Outra coisa, baixa também o jar do Driver JDBC do mysql e coloca como dependência no seu projeto.

Abraço!

Oi Então ja baixei o jar do driver do mysql, e ainda continua o erro, e colocar como depedendcia você fala em arrastar o jar pro meu projeto, e depois ir em path e add path? eu fiz isso com o jar do driver.

Oi Alisson,

Era isso mesmo, colocar no build path do projeto. Qual o erro que está acontecendo com o DriverManager? Você chegou a colocar o try-catch da exceção que esta linha lança?

Abraço!

Opa, então consegui aqui, o detalhe era que eu não tava fazendo isso dentro do main :( obrigado pela atenção