Caso nesse Planejamento , vejamos que o projeto passa de 1 mes. oq devemos fazer?
Caso nesse Planejamento , vejamos que o projeto passa de 1 mes. oq devemos fazer?
Olá, Fabio! Tudo bem?
O projeto em si, pode sim ter mais do que um mês. Vamos supor que num primeiro momento foi definido o tempo de um ano para a finalização do projeto. Esse tempo pode sofrer alterações de acordo com a necessidade e com a aprovação do cliente, mas de início, poderíamos pensar em dividir este um ano de projeto em sprints, períodos menores de tempo, para não deixar toda a entrega para o final. Com as sprints, podemos realizar entregas menores ao longo do tempo, já colher feedback com o cliente e a partir disso propor melhorias para as próximas entregas. O time box da sprint é de no máximo um mês. Assim, em um projeto com tempo total de um ano, poderíamos propor:
Ambos os casos totalizariam no tempo total do projeto. Agora, a escolha deste período deve ser feita levando em consideração o tempo em que a equipe consegue de fato desenvolver e apresentar um entregável para os stakeholders. Então, se em duas semanas não é possível totalizar uma entrega de valor, talvez seja melhor optar por sprints com tempos maiores (desde que não ultrapasse um mês). É importante priorizar o que será entregue em cada sprint, alinhado com o backlog do produto que o(a) P.O prioriza. A partir disto que será possível enxergar o que deve ser feito e quando deve ser feito.
Outra possibilidade para planejar as entregas em cada sprint, a partir do product backlog, é a organização de um roadmap do produto.
Outros materiais que podem ser úteis para este contexto:
Qualquer dúvida ou sugestão, sinta-se à vontade para compartilhar conosco aqui pelo fórum!
Abraços e bons estudos! :)