Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

duvida

nesse código a seguir no meu css

 main div {
    width: 720px;
    margin: auto;
}

serve para centralizar o meu texto na tela né? se eu usar esse código não seria a mesma coisa né?

main div {
 text-align: center;
}

porquê também serve para alinhar meu texto no centro. as 2 coisas são a mesma coisas?

3 respostas

São coisas diferentes. Veja o seguinte exemplo

<html>
<head>
    <style type="text/css">
        .main{
            border-width:1px;
            border-style: solid;
            width: 720px;
            margin: auto;
               text-align:center;

        }


    </style>
</head>
<body>
<div class="main">
    <p>Meu texto aqui</p>

</main>
</body>
</html>

Aqui eu tenho uma div com uma classe chamada main, e dentro dela, um paragrafo com o texto

No CSS, o width e o margin informados vão centralizar a div na horizontal. O conteúdo vai ficar alinhado a esquerda.

O text-align vai centralizar o texto dentro desta div

Se você pegar este exemplo, e apagar o margin, vai ficar mais fácil de entender a diferença

solução!

Fala Alisson! A grande diferença entre as 2 formas é o seguinte: - Utilizando da propriedade <margin: auto;>, estamos nos referindo ao conteúdo interno da nossa tag , no seu exemplo, a tag <main div>. Ou seja, estamos centralizando todo o conteúdo da tag (inclusive o texto que esta contido em seu interior) com a pagina. - Utilizando da propriedade <text-align: center;>, estamos nos referindo apenas ao texto contido na tag, ou seja, ele fica alinhado dentro do conteúdo, mas esse mesmo recipiente que contem o texto não sera alinhado com a pagina!

Espero que tenha ficado claro e que tenha sanado sua duvida, bons estudos!

Resumidamente:

A primeira forma usando somente "div" é uma forma genérica, ou seja, seria aplicado o estilo em todas as "div" da sua página html.

Contudo, ao utilizarmos o "main div", deixamos claro que gostaríamos que apenas fosse aplicado o estilo nas "div" que estão dentro da tag main.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software