Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dúvida

Boa noite, tudo bem?

Estou fazendo o curso de lógica 2 e estou com uma dúvida. Talvez tenha sido mostrado em aula e não percebi, (peço desculpas desde já). O professor mostra alguns exercícios e também as medidas do tamanho de cada desenho. A minha dúvida seria sobre as medidas. Como se chega aos cálculos das formas que ele deseja, não entendi como realiza esses cálculos.

2 respostas
solução!

Olá, Rafael, o cálculo pode ser feito por proporção -- quando temos as medidas -- ou por comparação visual das formas -- quando temos a figura final --, sempre considerando o tamanho do canvas.

No exercício da cabeça do Creeper, por exemplo, as medidas foram dadas:

Retângulo 1: 350, 300 (cabeça).
Retângulos 2 e 3: 90, 90 (olhos).
Retângulo 4: 70, 100 (nariz).
Retângulos 5 e 6: 40, 110 (parte da boca).
O canvas deve ter o tamanho de 600 x 400 pixels.

Então, precisamos imaginar os pontos da coordenadas no canvas para "calcular" onde cada forma deve começar e terminar.

Você pode usar um papel quadriculado e fazer um rascunho até se acostumar com esse tipo de raciocínio.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Por exemplo, podemos observar que o espaço ao lado dos olhos tem mais ou menos a metade da largura dos olhos e que cada uma das formas 5 e 6 têm aproximadamente a metade da largura da forma 4.

Outro exemplo, para a cabeça ficar perfeitamente centralizada podemos subtrair a largura da cabeça (350) da largura da tela (600), e chegaremos ao valor 250, que dividido por 2 nos mostrará quanto teremos de margem de cada lado da cabeça (125 = x).

No exercício, o instrutor optou por começar x em 200 mas como a delimitação do canvas não aparece, pois acaba se mesclando com o branco da página toda, não se percebe que o alinhamento ficou um pouco mais para a direita.

Espero ter ajudado. Bons estudos!

Obrigado pela explicação.