Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dúvida

1) quando eu escrevo seguinte código: contagem_de_lingua = tmdb.original_language.value_counts().to_frame().reset_index(), eu não consigo compreender o porquê tenho que abrir e fechar os parênteses na frente dos parâmetros?

2) quando eu escrevo o seguinte código: plt.pie(dados['total'], labels = dados['lingua']), o que significa a palavra labels e qual a sua função?

2 respostas
solução!

Oii Vinicius, tudo tranquilo?

1 - Por que tenho que abrir e fechar os parênteses na frente dos parâmetros?

Na verdade, eles não são parâmetros, mas sim funções/métodos que estão sendo aplicados na coluna original_language do dataframe tmdb. Toda vez que chamamos métodos ou funções em Python, devemos abrir e fechar os parênteses para que essas funções sejam devidamente executadas.

Se não utilizarmos os parênteses ao chamar uma função, ela não será devidamente executada e não teremos o resultado esperado. Vamos fazer um exemplo para visualizar isso melhor.

Suponhamos que tenhamos o seguinte dataframe

MotorAnoQuilometragemZero_kmValor
JettaMotor 4.0 Turbo20190True88000
PassatMotor Diesel20035712False106000
CrossfoxMotor Diesel V8199137123False72000
DS5Motor Diesel20190True89000
FuscaMotor 1.61990120000False32000

Agora, vamos tentar aplicar o método value_counts na coluna Ano para contarmos a quantidade de vezes que cada ano aparece. Vamos chamar esse método utilizando parênteses e depois sem utilizá-los para vermos a diferença.

Com parênteses:

df.Ano.value_counts()

Resultado:

2019    2
1991    1
2003    1
1990    1
Name: Ano, dtype: int64

Sem parênteses:

df.Ano.value_counts

Resultado:

<bound method IndexOpsMixin.value_counts of Jetta       2019
Passat      2003
Crossfox    1991
DS5         2019
Fusca       1990
Name: Ano, dtype: int64>

Observe a diferença. Utilizando os parênteses ao chamar o método, temos o resultado certinho, uma Series contando quantas vezes cada ano aparece na coluna Ano. Agora, quando não utilizamos o parênteses, o resultado retornado está informando sobre o que estamos tentando fazer ao chamarmos df.Ano.value_counts, que é aplicar o método value_counts na coluna Ano do dataframe.

2 - O que significa a palavra labels e qual a sua função?

Labels são os títulos dos eixos. No caso do gráfico de pizza, labels seriam os títulos de cada fatia da pizza, e sua função é nomear cada uma dessas fatias para que possamos identificar quais dados cada uma das fatias representa. Vamos fazer um exemplo utilizando aquele mesmo dataframe anterior.

Primeiramente, vamos plotar um gráfico de pizza em relação a coluna Ano sem passar o parâmetro labels e depois plotaremos utilizando esse parâmetro para entendermos a diferença.

Sem utilizar as labels:

plt.pie(df.Ano)

Resultado:

Gráfico de pizza com 5 fatias representadas pelas cores: laranja, azul, roxo, vermelho e verde

Utilizando as labels:

plt.pie(df.Ano, labels = df['Ano'])

Resultado:

Gráfico de pizza com 5 fatias representadas pelas cores: laranja, azul, roxo, vermelho e verde. Cada uma dessas fatias coloridas, possui as seguintes labels, respectivamente: 2003, 2019, 1990, 2019, 1991

Podemos perceber que esse parâmetro é realmente bem importante para nos ajudar a interpretar o gráfico :)

Espero que isso ajude. Qualquer dúvida estou por aqui.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Nossa! Sensacional a explicação! Agora entendi completamente.

Muito obrigado!