1
resposta

Dúvida

Bom dia! essa seleção abaixo me retorna somente os valores que são " False" e por isso que eu coloquei o ~ antes do selecao ... se eu subescrevesse o df dados com essa seleção sem o ~, ele iria apagar os dados que eu nao queria no df.. acho que foi isso..

mas no exemplo anterior, o prof queria eliminar valores nulos e para isso fez uma seleção dos valores nulos com isnull da mesma forma e o retorno foi uma serie booleana com os registros a serem eliminados ...

O que eu nao entendi mesmo foi pq no exemplo anterior ele usou a função isnull e o retorno foi o grupo que ele queria eliminar e nesse exemplo ele usa também a isnull mas o retorno foram os resultados que ele queria manter...

HUm.... eu podia ter feito a selecao sem o "~" e chamado de "dados_apagar" aí , de alguma forma eu extrairia o df "dados_apagar" do df geral "dados " e ficaria com dados = dados - dados_apagar.. podia???

selecao = (dados['Condominio'].isnull()) & (dados['Tipo'] == 'Apartamento')
selecao
1 resposta

Olá Eder, tudo bem? Espero que sim!

Ele utilizou o isnull() na primeira vez no vídeo anterior para checar os dados com a coluna "Valor" que são faltantes, após checar ele utilizou a função dropna(), removendo todos os registros que são faltantes nessa coluna.

Após isso, utilizou a selecao = (dados['Condominio'].isnull()) & (dados['Tipo'] == 'Apartamento') para obter os dados conde o condomínio é faltante e o tipo é apartamento e removeu do dataframe usando o ~, uma vez que seria importante saber o valor do condomínio para apartamentos, mas esses dados são faltantes e não podemos obter o valor correto.

Com isso restou os dados onde o condomínio é faltante, mas o tipo é qualquer outro diferente de apartamento. Portanto ele selecinou agora com o isnull(), porque o tipo apartamento já havia sido removido. Ele estava interessado nesses dados para colocar o valor 0.

Assim, ele utilizou fillna(0) para preencher esses valores com o valor 0, como o tipo desse imóvel não é apartamento, teria valor de condomínio 0.

Por isso no exemplo inicial ele utilizou para remover, e no segundo momento utilizou para dados que queria manter.

Espero que tenha tirado sua dúvida.

Estou à disposição. Bons estudos!