4
respostas

Duvida

Professor em base do que estou aprendendo como disse em uma duvida anterior esotu faznedo algo para treinar, nesta parte fiquei meio em duvida de como montar a funcao, intoa fui pesquisando e achei na intenet algumas dicas e fui montando dessa forma:

$resultado = mysqli_query($mysql, "SELECT sum(dado_tabela) FROM table"); $total = mysqli_num_rows($resultado);

com isso fiz um while para mostrar o valor porem eu precisava desse valor em tres partes da tabela um valor sendo o total e os outros dois sendo em parte tipo total x 0,4 e total x 0,6, mais nos outros dois while ele nao aparece e o campo fica em branco

php while ($total = mysqli_fetch_array($resultado)) { echo 'R$ ' . $total['sum(dado_tabela)']; }

4 respostas

Olá Lucas,

Se eu entendi bem como resultado você quer mostrar 3 valores: total, total x 0,4 e total x 0,6

Correto?

Caso seja isso mesmo você nem precisa de um while:

// Salva o valor da soma total
$soma_total = mysqli_fetch_array($resultado);
$soma_total = $soma_total['sum(dado_tabela)'];

// Mostra a soma total
echo 'R$ ' . $soma_total;
echo '<br>';

// Mostra o total x 0,4
echo 'R$ ' . ($soma_total * 0.4);
echo '<br>';

// Mostra o total x 0,6
echo 'R$ ' . ($soma_total * 0.6);

Seria isso mesmo a dúvida ou eu entendi errado?

Ahhhh muito obrigado ficou top, eu consigo fazer uma funcao soma_total() trazendo essa parte igual um exibirTodos, ou nesse caso do soma total como e de um campo so eu posso deixar essa parte da query solta na tag php?

Mais de resto muito orbigado, pela atencao o curso ta despertando um interesse muito grande pelo PHP, agradeço muito

Pode colocar sim em uma função como você disse, fica até mais organizado. Minha recomendação é fazer uma função que retorne apenas o total, então na página você pode mostrar esse total diretamente e também fazer mais cálculos com esse valor (como $total * 0.6) de acordo com o que for necessário. Tenta fazer assim e qualquer dúvida é só falar!