1
resposta

[Dúvida] 07 Relacionamento entre tabelas

Qual alternativa melhor descreve o relacionamento entre a tabela Tabela_de_Vendedores e Tabela_de_Produtos?

Não compreendi onde tem um relacionamento entre Tabela_de_Vendedores e Tabela_de_Produtos.

Minha resposta foi a alternativa B (Não há como relacionar Tabela_de_Vendedores com Tabela_de_Produtos porque elas não tem uma ligação direta), que me foi dado como errada. E mostrado a alternativa A como a correta. Não entendi o raciocínio.

1 resposta

Oii Marco, tudo certinho?

Desculpe por demorar a te responder.

Entendo sua dúvida! Os relacionamentos entre as tabelas nem sempre são explícitos. Muitas vezes estão conectados por meio de chaves estrangeiras que se unem em alguma tabela em comum. O esquema de dados é como um organismo - são estruturas que interagem direta e indiretamente, de forma organizada, e compõem uma totalidade funcional.

Vamos revisar o texto que está como justificativa na alternativa correta:

Alternativa correta! A FK_Notas_Fiscais1(Matricula) é a chave estrangeira que liga o campo Matricula, da tabela de vendedores (Tabela_de_Vendedores), com a tabela de cabeçalho de notas fiscais (Notas_Fiscais). Depois, a FK_Itens_Notas_Fiscais2(Numero) é a chave estrangeira que liga a tabela de cabeçalho de notas fiscais com a de itens de notas fiscais (Itens_Notas_Fiscais). Finalmente, a FK_Itens_Notas_Fiscais1(Codigo_do-Produto) liga a tabela de produtos (Tabela_de_Produtos) com a de itens de notas. Assim, a tabela de vendedores e de produtos são relacionadas.

Sugiro que faça o caminho dito no texto observando a imagem do esquema. Mesmo que a tabela de vendedores e produtos não estejam conectadas por nenhuma seta, as relações constroem um caminho por meio das chaves estrangeiras.

Modelo relacional do banco de dados do curso. O esquema é composto pelas relações entre as tabelas de vendedores, tabela de clientes, tabela de produtos e tabela de notas fiscais.

Com o tempo essa observação ficará mais natural. No começo, esse exercício é um pouco mais complicado, mas é super importante para entender o comportamento do banco de dados de forma mais dinâmica.

Espero ter ajudado a esclarecer sua dúvida, Marco! Abração.