Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Durante um processo de negociação de compra e venda, qual tipo de abordagem você utilizaria para vender, e de que forma? E como cliente, qual seria o seu comportamento?

Durante um processo de negociação de compra e venda, qual tipo de abordagem você utilizaria para vender, e de que forma? E como cliente, qual seria o seu comportamento?

Quando eu vou vender alguma coisa, me comporto sempre como uma coruja.
De que forma? Minha primeira preocupação é apresentar a qualidade do produto que estou vendendo e a sua utilidade por parte do comprador.
Também me preocupo com a satisfação do comprador, demonstrando sempre que não estou ali apenas para vender um produto, mas satisfazer a vontade do meu comprador. Na hora de colocar preço enalteço a utilidade do meu produto e coloco sempre um valor que pode ser reduzido, de forma que eu venda o meu produto, mas que o cliente fique também feliz com a aquisição

Como comprador, me comporto como um búfalo, quero sempre ter um produto de boa qualidade e com o melhor preço. Nunca pago o valor pedido pelo vendedor e acabo reduzindo a qualidade do produto que vou comprar.

1 resposta

Oi, José. Tudo bem com você?

Sua resposta sobre a abordagem utilizada para vender e seu comportamento como cliente em um processo de negociação de compra e venda demonstra uma excelente percepção das dinâmicas comerciais. É fascinante como você identificou as posturas, conectando-as diretamente com as suas atitudes práticas do dia a dia. Ao agir como coruja nas vendas, priorizando a utilidade, a qualidade e a satisfação mútua através de margem para concessões, você adota uma estratégia colaborativa. Por outro lado, seu perfil de búfalo nas compras reflete uma busca firme pela máxima vantagem financeira imediata.

Uma dica valiosa nesse contexto de técnicas avançadas é calibrar esses estilos conforme o perfil da outra parte. Por exemplo, se você encontrar um vendedor que também atua como búfalo enquanto você compra, a negociação pode travar se nenhum dos lados ceder no preço.

Pensando nisso, de que forma você acredita que poderia adaptar sua tática de comprador quando encontrar um vendedor rígido que não aceita reduzir o valor?

Parabéns pela excelente reflexão compartilhada, obrigado por enviar sua atividade e saiba que o fórum continua totalmente à disposição.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!