4
respostas

duração de um Sprint

Há tempo mínimo de duração para um Sprint?

4 respostas

A sprint deve possuir um tamanho suficiente para que uma versão incremental e potencialmente utilizável do produto seja entregue. Portanto, é importante que a equipe, junto com o Product Owner, definam um tamanho coerente para a sprint, levando em consideração o esforço necessário para o desenvolvimento.

Segundo o guia do SCRUM, uma sprint deve possuir um time-box (duração máxima) de um mês ou menos, mas a grande maioria das equipes preferem sprints mais curtas, optando por uma ou duas semanas.

Não existe uma regra no Scrum guide que dite o tamanho mínimo do Sprint. Em algumas literaturas você pode encontrar pontos que são levados em consideração ao estabelecer este tempo. Se estamos falando do tempo mínimo, creio que um fator importante a se pensar é o quanto o time poderia produzir neste tempo, visto que os itens do Product Backlog devem ter um nível de granularidade onde eles possam ser finalizados em um único Sprint.

Ainda que não exista uma regra no Scrum guide que dite o tamanho mínimo do Sprint, a equipe deve levar em consideração que dentro de uma iteração muito pequena deve-se agregar valor ao cliente.

Portanto, entendo que o que esteja em jogo não é o menor tempo de duração, mas a maximização da agregação de valor dentro de um tempo razoável ao cliente.

Os ciclos podem ser de 2 semanas, 3 ou 4 semanas, que é o Timebox das Sprints. As Sprints devem ter sempre a mesma duração.” A cada Sprint um conjunto de requisitos é implementado, tendo como resultado um incremento do produto que está sendo desenvolvido.

Existem também a Sprint Planning, Review, Retospective e a daily Scrum essa a duração é de 15 minutos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software