Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se
Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se

Duração da retrospectiva

No curso introdutório “Scrum: Agilidade no seu projeto”, ministrado por Cecília Fernandes, ela diz que o tempo sugerido (na versão anterior do Scrum Guide) para a retrospectiva é de 5% da Sprint. Ou seja, para uma Sprint de um mês, recomenda-se uma retrospectiva de 8 horas (mesmo tempo do Planning). Ela ainda diz que a versão mais nova do Scrum Guide determina 1h30 para qualquer retrospectiva. Já neste curso ouvimos que o tempo limite sugerido é de 3 horas para qualquer sprint. Afinal, qual é o tempo sugerido que devemos assumir como correto?

2 respostas

Oi Daniel,

Obrigada pelo feedback. Vou encaminhar para o nosso time de revisão de didática checar.

Caro Daniel,

Obrigado pela sua postagem!

Os exemplos que a instrutora passou de duração foram obtidos de uma mediana em cima, do que ela constatou na prática em diversos projetos em que ela participou.

Assim , na prática esta variação é verdadeira em função das oscilações nos tempos reais das sprints, pois elas podem acabar antes do tempo máximo sugerido pelo Scrum Guide para a própria sprint, além disso, as retrospectivas também mudam em função das características da organização e do grau de maturidade no tema ágil das pessoas envolvidas nas reuniões.

No Scrum Guide é citado que ela durará 3 horas para uma sprint de um mês, assim se reduzimos este tempo pela metade e chegarmos aos 15 dias reduzimos também estas 3 horas para uma hora e trinta minutos.

Em suma, o importante é você ter em mente o que está escrito no Scrum Guide 30 dias para 3 horas de duração e também que este número na prática sofre oscilações.

Bons estudos!