Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Duplicidade de registros

Olá, no formulário criado (http://localhost:3000/livros/form), percebi que se preencher os campos do livro e clicar mais de uma vez no botão salvar, são gerados n registros na tabela livros conforme a quantidade de cliques. Como contornar isso? Obrigado!

5 respostas
solução!

Fala aí Jacinto, tudo bem? Para resolver esse problema você pode usar uma técnica chamada debounce (também pode achar por debounce time), a ideia é sempre agendar a requisição daqui X tempo, caso o botão seja clicado novamente antes desse tempo, o agendamento atual é cancelado e um novo é realizado.

Lembrando que essa não é a única solução.

Espero ter ajudado.

Opa, Jacinto! Como vai?

A resposta do Matheus está correta! Eu só gostaria de adicionar que esse padrão de projeto debounce é algo voltado para o front-end. Além disso, esse post do mestre Flávio no blog da Alura trata sobre essa questão! Vale muito a pena dar uma olhada!

Pegou a ideia? Qualquer coisa é só falar!

Grande abraço e bons estudos, meu aluno!

Obrigado Matheus e Gabriel pela resposta. Valeu!

Por nada, Jacinto! Sempre que tiver qualquer problema é só mandar aqui no fórum da Alura!

Espero que esteja curtindo e aproveitando ao máximo o conteúdo dos cursos de Node!

Grande abraço e bons estudos, meu aluno!

Mágina, sempre que precisar não deixe de criar suas dúvidas.

Abraços e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software