1
resposta

DTO

Boa tarde

Por favor, qual curso posso fazer para me aprofundar mais em DTO? Aprender mais regras: tipos, tamanhos, regras, etc

1 resposta

Olá, Gustavo!

Entendo que você quer se aprofundar mais em DTO (Data Transfer Object). DTO é um padrão de projeto de software usado para transferir dados entre subsistemas de um software. Ele é comumente usado com o padrão de projeto de objeto de acesso a dados (DAO) para recuperar dados do banco de dados.

O curso que você está fazendo já aborda bastante sobre DTOs, mas se você quer se aprofundar ainda mais, eu recomendaria buscar cursos ou materiais que abordem padrões de projeto de software (Software Design Patterns), pois o DTO é um desses padrões. Além disso, cursos que abordam a arquitetura de software em camadas ou a construção de APIs também costumam abordar DTOs.

Em relação a regras, tipos e tamanhos, isso depende muito do contexto do projeto. Em geral, um DTO deve conter apenas os dados necessários para a transferência, sem comportamentos adicionais. As regras que você mencionou, como validações e definições de tamanho, geralmente são definidas nas classes de domínio ou nas camadas de serviço.

Por exemplo, na aula que você está fazendo, o DTO CreateFilmeDto contém apenas os dados necessários para criar um filme, sem o ID do filme. As validações são definidas através de atributos, como [Required], [StringLength(50)] e [Range(70, 600)]. Essas são validações comuns no .NET para garantir que os dados recebidos estão corretos antes de serem processados ou armazenados no banco de dados.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software