Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

DT tem foco centrado apenas em UX?

Bom dia! Uma vez atendida a necessidade e otimizada a experiência do usuário como front-end, há por trás disso tudo um back-end envolvendo processamentos em múltiplas câmadas, cada uma delas com o seu nível de complexidade. Pelo o que pude observar, o DT preocupa-se apenas com a solução de um problema baseado em UX, os resultados esperados sem se preocupar diretamente com todo o trabalho por trás desta interface, estou certo?

Gratidão, Ailton Aragão

2 respostas
solução!

Bom dia Ailton, tudo bem ^^

O design thinking é um processo de trabalho, uma forma de pensar no momento de criar, desenvolver e entregar um profuto (a resolução de um problema).

De acordo com sua observação em que o design thinking preocupa-se com a solução de um problema baseado em UX você está correto, mas é importante entender que o UX não é apenas algo relacionado ao front-end e sim a experiencia como um todo do produto ou serviço.

Desde o momento em que o usuário pesquisa e acha o seu serviço até passar pelos processos de baixar, instalar, usar e sair consiste em UX, e o back-end entra também como solução para uma boa UX.

Um sistema que foi criado utilizando o DT também leva em consideração o tempo de resposta nas ações do sistema, o que é resolvido através do BACK-END, entende.

Concluindo, sua observação está parcialmente correta, por que o UX abrange a criação total, front e back end do sistema logo o DT que tem como objetivo trazer uma boa UX não se fecha apenas para a parte visual (front-end) do problema.

Não sei se consegui me fazer entender hehe, mas acredito que sim.

Um abraço.

Luiz,

Ficou claro o entendimento!

Muito obrigado pela resposta.

Abraços, Ailton Aragão

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software