1
resposta

DROP DATABASE

Qual o script para forçar a apagar uma tabela, mesmo com uma conexão existente? Pois, foi mostrado em aula a apagar e habilitar a finalizar com uma conexão no Assistente. Gostaria em realizar em linha de comando.

1 resposta

Olá Marisa, tudo bem? Primeiro, você deseja excluir uma tabela (TABLE) ou um banco de dados (DATABASE)? Bem se for um banco de dados (a base inteira, todas as tabelas), você pode executar o comando:

DROP DATABASE nome_do_banco_de_dados[;]

O ; (ponto e virgula) é o opcional no SQL Server.

Porém se você deseja excluir apenas uma das tabelas desse banco de dados, primeiro você deve selecionar o banco de dados no seu SQL Server Management Studio (SSMS) no canto superior esquerdo numa caixa de seleção com todos os bancos de dados, ou então informar explicitamente qual o banco de dados você deseja usar e qual a tabela desse banco de dados você deseja excluir com os comandos (execute os dois comandos de uma vez):

USE nome_do_banco_de_dados[;]

DROP TABLE nome_da_tabela[;]

Bem essa é a forma mais detalhada de excluir uma tabela, também podemos excluir a tabela usando apenas um comando:

DROP TABLE nome_do_banco_de_dados.esquema_do_banco_de_dados.nome_da_tabela[;]

Nesse último comando temos um novo elemento, esse elemento é o "esquema" do banco de dados, por padrão no SQL Server o esquema é o [dbo], isso ainda será abordado durante os cursos de SQL Server!

Espero ter ajudado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software