Sempre que eu dou um dart run no vscode, o meu código acontece, mas ele mostra uma mensagem de downloading packages. Queria saber como resolver isso. Alguém sabe?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Sempre que eu dou um dart run no vscode, o meu código acontece, mas ele mostra uma mensagem de downloading packages. Queria saber como resolver isso. Alguém sabe?
Isso acontece porque o Dart está baixando as dependências toda vez que você roda o projeto. O comportamento normal é ele baixar apenas na primeira vez (ou quando você altera o pubspec.yaml).
Se isso acontece sempre, os motivos mais comuns são:
A pasta .dart_tool/ ou pubspec.lock está sendo apagada
Verifique se você não está usando extensões ou scripts que limpam esses arquivos. Eles precisam existir para que o Dart saiba que já baixou os pacotes.
Você está rodando fora da pasta do projeto
Certifique-se de que está no diretório raiz do projeto (onde está o pubspec.yaml) antes de rodar:
dart run
Dependências não estão sendo persistidas
Experimente rodar manualmente:
dart pub get
Isso vai instalar e travar as dependências. Depois, ao rodar dart run, não deve baixar de novo.
Então rode dart pub get uma vez dentro da pasta do projeto e verifique se o .dart_tool/ e pubspec.lock permanecem lá. Se eles estiverem sendo removidos, o problema está no ambiente (configuração da IDE, extensão ou limpeza automática).
Então, eu tinha tentado dart pub get mas não tinha resolvido. Não vou mentir, fiquei bem estressado e decidi apagar tudo e começar do zero. Aparentemente ta funcionando agora, provavelmente eu devo ter salvo algo de errado na primeira vez. Muito obrigado pela ajuda!