Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

double / float

Na aula de declaração de variáveis foi utilizada double mas poderia ser utilizado float, sei que o que muda é o tamanho e o valor de cada bit, mas gostaria de saber por que é mais usada double em java do que float, qual a especificação técnica para essa utilização.

3 respostas

Além de ser o podrão da linguagem usar o double, ele consegue guardar resultados mais precisos sem perda de dados justamente por ser de 64-bit. Não tem muito mistério sobre esse assunto, se for usar para algo mais trivial use float, se procurar um resultado preciso usa double.

solução!

Oi Paulo! Tudo bem?

Gostei da sua pergunta. Não existe uma resposta correta para essa pergunta porque é muito subjetiva. (varia de pessoa para pessoa)

Nos primórdios da computação, tudo custava muito caro. Tanto para processar, quanto armazenar ou transmitir dados era um fator considerado na hora de montar seu modelo de dados e estruturas de programa.

Com o tempo, a computação popularizou, deixando os desenvolvedores mal acostumados.

Poucas pessoas se perguntam: Qual é o tipo de dado que preciso processar? Outros sem se quer se importam com o tipo de dados. Alguns pensam que String armazena tudo.

Já vi pessoas salvando um caracter em um campo string fixo de 255, Outros casos vi programas salvando números como String.

Agora para não me fazer muito extenso digo: Cuide bem do seus dados, ou eles, mais cedo ou mais tarde, vão te dar trabalho.

Modele seu sistema pensando nos limites, e assim, você economiza recursos e deixa seu sistema mais ágil.

Abraço e sucesso,

Rodrigo

Apenas um complemento:

https://docs.oracle.com/javase/tutorial/java/nutsandbolts/datatypes.html

Att,

Rodrigo

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software