Fiquei com dúvida sobre o dono do produto. Ele é o meu cliente externo ou um pessoa da minha própria empresa que colhe as informações com o cliente e dissemina dentro do grupo.
Fiquei com dúvida sobre o dono do produto. Ele é o meu cliente externo ou um pessoa da minha própria empresa que colhe as informações com o cliente e dissemina dentro do grupo.
Oi Juliana tudo bem?
O Dono do Produto pode ser ou não um cliente externo. Ou pode ser um gerente de produtos, ou um vendedor ou qualquer outro cargo da empresa que mantenha contato com os stakeholders (principais interessados).
Mas o mais importante é que o Dono do Produto seja uma pessoa só e não seja superior do Scrum Master e nem superior do Time de Desenvolvimento.
Espero ter ajudado!!!
Oi Juliana,
Pelo que entendi, o Dono do produto é um profissional da empresa e fica responsável por levantar as necessidades do cliente, manter o backlog e organizar as prioridades. Ele defende a visão do cliente dentro da empresa.
Acredito que não é possível que este papel seja desempenhado por uma pessoa do cliente, pois este profissional precisa inclusive participar da seleção da equipe que irá atuar no projeto, como por exemplo a escolha do Scrum Master.
Abraços,
Irisvanda
O documento que define as regras do Scrum é o Scrum Guide https://scrumguides.org/docs/scrumguide/v2017/2017-Scrum-Guide-Portuguese-Brazilian.pdf e nele não há nenhuma menção dizendo que o Dono do Produto não possa ser o cliente.
E vou até além, o Scrum Master e o Time de Desenvolvimento também não precisam ser da mesma empresa.
Podemos ter um cenário onde o Product Owner é da empresa cliente C, o Scrum Master de uma empresa A como consultor contratado pela empresa B onde está o Time de Desenvolvimento.
Oi Juliana, tudo bem?
Sua dúvida foi esclarecida?
Lembre-se de marcar a resposta que mais te ajudou como solução, assim mantemos o fórum bem organizado, tudo bem?
Obrigada e bons estudos. :D