Qual o significado do domínio WWW? A princípio ele não tem nenhuma semântica na árvore de domínio. Teria alguma explicação para ele ser mantido?
Qual o significado do domínio WWW? A princípio ele não tem nenhuma semântica na árvore de domínio. Teria alguma explicação para ele ser mantido?
Oi Felipe, tudo bem ?
Significa world wide web.
Oi Matheus, o significado da sigla eu sabia. Na verdade a dúvida é, qual o sentido de se utilizar a sigla www no endereço do domínio, se não existe uma semântica definida na árvore de domínio para isso. Por exemplo, no endereço www.alura.com.br sei, pela árvore de domínio que "br" é o país do site, "com" é um site comercial e por aí vai. Mas, o www é comum a qualquer site. Sendo assim, por que mantê-lo se teoricamente não traz nenhum significado a mais no meu endereço?
Basicamente é pra direcionar você para a WEB certa no caso a World Wide Web ou Rede mundial de computadores, ( visto que os navegadores atuais ele ja colocam automaticamente como antigamente já acontecia com o HTTP:// ), senão o que você digitou poderia parar em outra WEB que não é a WWW, por exemplo um WEB particular que não está na WWW
É uma convenção, ou seja, uma boa prática nomear com www sua página. Imagine que dentro de sua empresa existam alguns servidores e acessam serviços específicos e alguns estão rodando dentro da sua infra e outros estão fora. Todos saberão que se digitar www.empresa.com.br acessará seu site, mas de repente empresa.com.br esteja resolvendo algum outro endereço IP. Então como dito antes é uma boa prática que o nome digitado antes do domínio da empresa defina o tipo de serviço que será acessado. Alguns exemplos: Páginas web: www.empresa.com.br e-mail: webmail.empresa.com.br ftp: ftp.empresa.com.br. e por aí vai. O fato de se usar www e não http ou https remonta à criação da linguagem de marcação html e o conceito de hipertexto entre outras coisas . Worldwideweb também foi o primeiro navegador criado por Tin Berners Lee. Espero ter ajudado. :D
Oi Felipe, também não sei muito ainda sobre a questão, mas do pouco que eu li, tem a ver com performance e disponibilidade. Quando você passa um cookie para o cliente, os dados de cookie vão transitar em toda requisição para esse domínio, então você vai precisar de um domínio diferente para servir conteúdo que não dependa dos cookies. Se você usa o subdomínio www.meusite.com
então você pode usar, por exemplo, o subdomínio cdn.meusite.com
para mandar o conteúdo sem ter o overhead dos cookies setados por www.meusite.com
, mas se você usar o domínio meusite.com
diretamente, então toda requisição vai ter a troca de cookies, e a opção é ter um domínio separado cdnmeusite.com
para outras coisas. Há também uma questão de disponibilidade, mas eu não vou entrar em detalhes por que esse eu ainda não entendi direito.
Só complementando a resposta, a Yahoo tem um guia de melhores práticas que fala explicitamente sobre a questão do subdomínio www para permitir um outro subdomínio sem cookies: Best Practices for Speeding Up Your Web Site: Cookie Free.