5
respostas

Domínio WWW

Qual o significado do domínio WWW? A princípio ele não tem nenhuma semântica na árvore de domínio. Teria alguma explicação para ele ser mantido?

5 respostas

Oi Felipe, tudo bem ?

Significa world wide web.

Oi Matheus, o significado da sigla eu sabia. Na verdade a dúvida é, qual o sentido de se utilizar a sigla www no endereço do domínio, se não existe uma semântica definida na árvore de domínio para isso. Por exemplo, no endereço www.alura.com.br sei, pela árvore de domínio que "br" é o país do site, "com" é um site comercial e por aí vai. Mas, o www é comum a qualquer site. Sendo assim, por que mantê-lo se teoricamente não traz nenhum significado a mais no meu endereço?

Basicamente é pra direcionar você para a WEB certa no caso a World Wide Web ou Rede mundial de computadores, ( visto que os navegadores atuais ele ja colocam automaticamente como antigamente já acontecia com o HTTP:// ), senão o que você digitou poderia parar em outra WEB que não é a WWW, por exemplo um WEB particular que não está na WWW

É uma convenção, ou seja, uma boa prática nomear com www sua página. Imagine que dentro de sua empresa existam alguns servidores e acessam serviços específicos e alguns estão rodando dentro da sua infra e outros estão fora. Todos saberão que se digitar www.empresa.com.br acessará seu site, mas de repente empresa.com.br esteja resolvendo algum outro endereço IP. Então como dito antes é uma boa prática que o nome digitado antes do domínio da empresa defina o tipo de serviço que será acessado. Alguns exemplos: Páginas web: www.empresa.com.br e-mail: webmail.empresa.com.br ftp: ftp.empresa.com.br. e por aí vai. O fato de se usar www e não http ou https remonta à criação da linguagem de marcação html e o conceito de hipertexto entre outras coisas . Worldwideweb também foi o primeiro navegador criado por Tin Berners Lee. Espero ter ajudado. :D

Oi Felipe, também não sei muito ainda sobre a questão, mas do pouco que eu li, tem a ver com performance e disponibilidade. Quando você passa um cookie para o cliente, os dados de cookie vão transitar em toda requisição para esse domínio, então você vai precisar de um domínio diferente para servir conteúdo que não dependa dos cookies. Se você usa o subdomínio www.meusite.com então você pode usar, por exemplo, o subdomínio cdn.meusite.com para mandar o conteúdo sem ter o overhead dos cookies setados por www.meusite.com, mas se você usar o domínio meusite.com diretamente, então toda requisição vai ter a troca de cookies, e a opção é ter um domínio separado cdnmeusite.compara outras coisas. Há também uma questão de disponibilidade, mas eu não vou entrar em detalhes por que esse eu ainda não entendi direito.

Só complementando a resposta, a Yahoo tem um guia de melhores práticas que fala explicitamente sobre a questão do subdomínio www para permitir um outro subdomínio sem cookies: Best Practices for Speeding Up Your Web Site: Cookie Free.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software