3
respostas

Dois ou mais servidores físicos com VMs criadas a partir do comando de criação da Docker Machine

Olá Daniel, tudo bem? Foi bem legal o curso.

Seguinte, tenho o seguinte cenário:

1. Servidor físico 1

• Mapeado um storage A para servir os volumes
    • Instalei docker-machine
    • Criei as VMs com o driver VirtualBox e apontei o volume, ou seja, a VM é criada enxergando o volume principal, a partir dali consigo subir qualquer serviço apontando para os volumes respectivos
    • Inicializei Swarm e adicionei os nodes
    • No servidor físico 1 tenho 1 manager e 2 workers
  2. Servidor físico 2

• Mapeado um storage A para servir os volumes
    • Instalei docker-machine
    • Criei as VMs com o driver VirtualBox e apontei o volume, ou seja, a VM é criada enxergando o volume principal, a partir dali consigo subir qualquer serviço apontando para os volumes respectivos
    • Tenho mais 3 VMs que queria também ser 1 manager e 2 workers

A dúvida é: Como apontar para as VMs que estão no servidor 2 que tem que dar join manager e worker no Swarm inicializado no cluster do servidor 1?

Agradeço a atenção.

Att.

3 respostas

Olá Jether, tudo bem?

Agradeço pelo feedback :)

As máquinas estão na mesma rede? Se sim, como você está usando dois hosts com vms diferentes e as redes são isoladas, você vai precisar configurar um NAT para que consiga fazer isso.

Dá uma olhada nesse link aqui.

Ola Daniel, agradecido pela resposta. Sim, estão na mesma rede, vou dar uma olhada.

Pra esclarecer melhor as ideias aqui, nas VMs do server 2, qual o IP e porta que estarão sendo utilizados para realizar o join?

Agradecido.

Aí vai depender de como você configurou seu NAT.