3
respostas

Dois IP para o mesmo domínio ?

Boa noite,

Quero entender por quê esses dois IP direcionam para o mesmo endereço, o GOOGLE: 172.217.172.195 216.58.202.238

E também, por que alguns IP de alguns sites quando busco no Prompt do Windows não direciona para o site, e sim gera um erro ou manda para uma página de alerta.

3 respostas

Oi, Tudo bem?

Os IP'S podem variar a depender onde está o servidor do Google. Que tipos de sites te retornam erro, poderia me dar um exemplo para verificar também?

Esse é o IP da Alura que me retornam no terminal no Windows: 104.27.132.201, porém não dirige a página.

Outro exemplo com o IP do endereço saraiva.com.br: 20.36.221.0

Oi :}

Então, o comando nslookup apenas soliticita ao servidor DNS o registro atribuido aos sites que você nos colocou como exemplo, o que não garante que realmente esse ip é dos sites que você se referiu. Outro ponto de atenção é que mesmo com o IP correto, o site pode não estar configurado para aceitar pings, ou seja, recebemos o ip do nslookup mas na hora de procurarmos ele, dá erro. Acredito que sejam os motivos desses sites do erro com seus ip rertornado pelo nslookup.

Espero ter te ajudado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software