1
resposta

Documentos de coleta de requisitos de sistemas

Estou começando os estudos de Analise de Requisitos de sistemas e gostaria de mais templates dos documentos de coleta de requisitos fora os que a Alura oferece nos cursos. Acho que quando mais melhor, pois cada projeto tem detalhes diferente que podem mudar esses documentos. Na internet tem uns muito genéricos. Se tiver algum usado em case reais seria mais interessante. Se alguém tiver para contribuir. Obrigado desde já.

1 resposta

Olá Luis!

Tem 15 perguntas que eu sempre insiro no meu processo de analise de reuquisitos:

Qual é o objetivo principal do sistema? Quais são os principais problemas ou desafios que o sistema deve resolver? Quem serão os principais usuários do sistema? Quais são as principais funcionalidades ou recursos que o sistema deve possuir? Quais são os requisitos de segurança e controle de acesso do sistema? Quais são os requisitos de desempenho e escalabilidade do sistema? Quais são os requisitos de integração com outros sistemas ou plataformas? Existe algum requisito específico de tecnologia ou plataforma para o sistema? Quais são os requisitos de suporte e manutenção do sistema? Quais são os requisitos de usabilidade e interface do usuário? Quais são os requisitos de armazenamento e gerenciamento de dados do sistema? Existem requisitos legais ou regulatórios que o sistema deve cumprir? Quais são os requisitos de relatórios e análises do sistema? Quais são os prazos e restrições de orçamento para o desenvolvimento do sistema? Existem requisitos de localização geográfica ou idioma do sistema?

A partir dai um bate-papo e ou particularidades de acordo com segmento ou nicho de negocio gero mais perguntas (qdo necessario)

Espero ter ajudado! Grande Abraço e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software