Como documentar um wsdl? Já vi caso onde o wsdl possui tags com informações sobre tipos ou métodos. Como fazer isso desenvolvendo um webservice "implementation first"?
Como documentar um wsdl? Já vi caso onde o wsdl possui tags com informações sobre tipos ou métodos. Como fazer isso desenvolvendo um webservice "implementation first"?
Olá Stevie,
Existem algumas ferramentas que ajudam a gerar documentação de WSDLs.
são exemplos de ferramentas disponíveis.
Todas elas analisam seu WSDL (gerado anterior ou posteriormente à implementação), levando em conta os tipos de informação declarados que o serviço usará, as mensagens que serão enviadas e recebidas, identificação dos serviços (etc.), e, cada uma com sua particularidade, gera um documento HTML de mais fácil compreensão do que o WSDL em si.
Dê uma olhada nos links acima e veja se alguma dessas ferramentas te ajuda. Caso as ferramentas não ajudem no caso, escreva novamente aqui.
Abraço
Rafael, gostei muito das ferramentas que você sugeriu, principalmente a WSDL2HTML que ainda não tinha visto.
Agradeço pelo seu tempo em responder a pergunta, mas acho que não me expressei muito bem. Não era muito bem isso que eu estava procurando.
Nesse link é possível ver que os comentários colocados em um WSDL quando importado pelo wsimport viram javadocs. Eu gostaria de saber se há alguma forma de fazer o caminho contrário. Por exemplo, na implementação abaixo:
/**
* Exemplo de webservice de uma calculadora.
*/
@WebService
public class CalculatoraWs {
/**
* Efetua a soma de dois números inteiros.
*
* @param valor1 Valor do primeiro número inteiro
* @param valor2 Valor do segundo número inteiro
* @return A soma dos valores inteiros passados como parametro
*/
@WebMethod
@RequestWrapper(localName = "parametrosSoma")
@WebResult(name = "soma")
public int soma(@WebParam(name = "valor1") int valor1, @WebParam(name = "valor2") int valor2) {
return valor1 + valor2;
}
}
Quando eu publicasse o web service, o WSDL ficasse dessa forma:
<service name="CalculatoraWsService">
<documentation>Exemplo de webservice de uma calculadora.</documentation>
<port name="CalculatoraWsPort" binding="tns:CalculatoraWsPortBinding">
<soap:address location="http://localhost:8090/ibgews"/>
</port>
</service>
Isso é possível ou só quando o desenvolvimento do web service for contract-first?
Olá Stevie,
Nunca vi nenhuma ferramenta que faz isso. Pesquisando, também não encontrei muita coisa nesse sentido. Mas achei uma referência no site da JetBrains sobre geração de WSDL a partir de código Java no IntelliJ IDEA.
https://www.jetbrains.com/help/idea/2016.3/generating-wsdl-document-from-java-code.html
Não menciona específicamente geração de documentação no WSDL a partir de Javadoc, mas vale a pena dar uma investigada se atende o que precisa.
Rafael,
Fiz umas pesquisas e não achei nada também. Por isso questionei aqui no forum. De qualquer forma, muito obrigado!
Abraço