1
resposta

Documentação sem ter conhecimento de TI

Oi, tudo bem?

Desde sempre, sou uma verdadeira defensora da importância da documentação, acredito muito no poder de registrar, organizar e compartilhar conhecimento.

No entanto, percebo que minha falta de conhecimento técnico, especialmente em relação a códigos e aspectos mais estruturais da documentação técnica, acaba limitando minha atuação nessa frente.

Gostaria de entender melhor como posso contribuir para que o time aprimore a documentação técnica, mesmo sem ter um background técnico.

1 resposta

Oi Camilla, tudo bem?

É ótimo ver seu entusiasmo pela documentação e sua vontade de contribuir com o time, mesmo sem um background técnico. Existem várias maneiras de você ajudar a melhorar a documentação técnica, aproveitando suas habilidades e conhecimentos:

1. Organização e Estrutura: Você pode ajudar a estruturar a documentação de forma clara e lógica. Isso inclui criar índices, sumários e garantir que a informação esteja organizada de maneira que seja fácil de encontrar.

2. Revisão e Edição: Mesmo sem conhecimento técnico, você pode revisar a documentação para garantir que a linguagem esteja clara e acessível. Muitas vezes, a documentação técnica pode ser complexa, e sua perspectiva pode ajudar a simplificá-la para outros que também não têm um background técnico.

3. Feedback de Usuário Final: Coloque-se no lugar de alguém que está usando a documentação pela primeira vez. Identifique áreas que podem ser confusas ou que precisam de mais detalhes e forneça esse feedback ao time técnico.

4. Facilitação de Workshops: Ajude a organizar workshops ou sessões de treinamento onde os membros da equipe podem compartilhar seus conhecimentos sobre o que deve ser documentado. Você pode atuar como facilitadora, garantindo que todos os pontos importantes sejam cobertos.

5. Ferramentas de Documentação: Familiarize-se com ferramentas de documentação que não exigem conhecimento técnico, como Confluence ou Notion. Muitas dessas ferramentas têm interfaces amigáveis que permitem que você contribua sem precisar programar.

6. Criação de Guias e Manuais: Utilize suas habilidades para criar guias de uso ou manuais que complementem a documentação técnica, ajudando a traduzir informações complexas em linguagem simples.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!