Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

document.write tenho uma pergunta

já que o document.write é uma janela do mundo HTML ( eu escolhi vê essa tag como uma janela ou um "escape" entre os mundos da programação) para o mundo dinâmico do javascript, o que me impede de usar apenas o document.write em todos os meu trabalhos ?

4 respostas

Olá Peterson,

Lhe recomendo a leitura abaixo: https://www.w3schools.com/jsref/met_doc_write.asp

Resumindo: Este método é usado mais para testes, e se você usá-lo após um documento HTML ter sido completamente carregado, ele vai sobrescrever todo os elementos da página e substituir pelo que você passou no write().

Exemplo (tem no link que deixei ali em cima):

function myFunction() {
    document.write("Hello World!");
}

Não ficou claro como você entendeu o funcionamento deste método e como pretende utilizá-lo. Na dúvida é sempre bom acessar o W3Schools e ver a documentação. E testar é claro :)

Abraço.

Olá Peterson,

Nada te impede, você pode usar o que for melhor para você em seus projetos, porém, é considerado uma má pratica de programação, ao longo dos cursos você irá perceber que há formas melhores de se trabalhar. Como um exemplo visualiza o código da página da Alura e imagina esse código escrito com uma série de document.write.

Espero ter ajudado.

solução!

O document.write tem uma limitação. Se sua página é toda carregada e depois você clica em um botão usando document.write, toda tela será apagada e o novo conteúdo será escrito. Isso pode não fazer sentido em muitas aplicações.

O document.write é usando para escrever na página enquanto ela não é totalmente carregada. O que é ser totalmente carregada? É quando "todas as linhas do HTML" são lidas pelo navegador.

Este é um curso de lógica e a ideia é lidar o menos possível com JavaScript, usar o fundamental para você treinar lógica. Se por acaso você sair do curso de lógica 1 e 2 e quiser ir para outra linguagem de programação como Python, levará bastante coisa para esses cursos.

Se você se identificou com JavaScript e deseja se tornar um cangaceiro nessa linguagem, aprenderá outras formas mais indicas para escrever na tela e executar uma série de operações para deixar todos de boca aberta.

Sucesso e bom estudo meu aluno.

O legal é que, quando você avançar nos cursos, vai rir dessa sua ideia de utilizar document.write() em tudo. Digo isso de uma forma positiva, pois vai conhecer formas muito melhores de trabalhar o comportamento de uma página baseado em ações do usuário :)