Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Doctrine\ORM\Tools\Setup deprecated

Olá galera, instalei o Doctrine utilizando o arquivo composer.json sugerido no passo "5 - Preparando o ambiente":

{
    "require": {
        "doctrine/orm": "^2.12",
        "doctrine/dbal": "^2.13",
        "doctrine/annotations": "^1.13",
        "symfony/yaml": "^5.4",
        "symfony/cache": "^5.4"
    },
    "autoload": {
        "psr-4": {
            "Alura\\Doctrine\\": "src/"
        }
    }
}

Ao dar um use na classe Setup, o meu vscode me alertou que ela está "deprecated (descontinuada)" e me sugeriu utilizar a classe Doctrine\ORM\ORMSetup, estou a utilizando deste então sem problemas.

Postei isso aqui para caso mais alguém tenha tido esta mesma questão e tenha se sentido incomodado como eu com o vscode reclamando. E caso tenha alguma diferença na utilização das classes durante o andamento do curso, peço por gentileza que me corrijam aqui.

6 respostas

PS: Se for utilizar a classe Doctrine\ORM\ORMSetup ao invés da Doctrine\ORM\Tools\Setup; Nas aulas seguintes, terá um erro ao seguir o passo a passo do professor quando for mapear a classe Aluno, para evitar este problema, ou continue utilizando Doctrine\ORM\Tools\Setup, ou basta dar um use nas seguinte classes dentro da classe Aluno.

use Doctrine\ORM\Mapping\Entity;
use Doctrine\ORM\Mapping\Id;
use Doctrine\ORM\Mapping\GeneratedValue;
use Doctrine\ORM\Mapping\Column;

Obrigada!

Fiz o que você disse mas agora está dando erro nessa classe no Doctrine:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Vc tentou rodar com a classe Setup? Não sei lhe dizer qual a relação deste erro com o que mencionei acima, não me ocorreu este erro. Aliás, em aulas futuras, quando chegar na parte de relations, será necessário fazer mais importações como estas, como por exemplo:

use Doctrine\ORM\Mapping\OneToMany;
use Doctrine\ORM\Mapping\ManyToOne;

Existem formas menos poluídas de fazer essas importações, mas sugiro que utilize da forma que o professor passou em aula, com a classe Setup, msm que o vscode fique reclamando.

Ok Obg!

solução!

Pessoa, há um novo curso de Doctrine já explicando estas situações:

https://cursos.alura.com.br/course/doctrine-conhecendo-orm-php