1
resposta

Dockers executados anonimamente?

Bom dia, Sou novo nas tecnologias de containers como Docker. Criei um Docker, que eu inicio via um web app (Flask) usando a biblioteca python Docker (https://docker-py.readthedocs.io/en/stable/). A biblioteca inicia corretamente e para corretamente todas as instancias de docker. Porém, recentemente descobri que as vezes tem containers que são inicializados sozinhos, sem nenhum comando. Por exemplo, usando o seguinte comando:

docker inspect $(docker ps -aq) --format '{{.Config.User}} {{.Name}}'

Vi que ele mostra uma lista assim:

app /pensive_einstein
/pensive_wilson
/objective_swanson
/naughty_mcclintock
/keen_archimedes
app /happy_montalcini
/elated_curie
app /relaxed_keller7
/admiring_spence
app /agitated_thompson
/focused_kilby

Entendo que as linhas que começam por app são as instancias iniciadas pelo web app. Porém, não sei quem inicia as outras. É possível obter mais informações sobre esses containers? Ou é possível que algum processo de docker esteja iniciando esses containers de uma maneira diferente?

Muito obrigado

1 resposta

Olá Flavio!

É possível sim, conseguir mais informações.

Primeiro você tem que entender melhor este comando que vc está executando acima.

Vou tentar destrinchar pra facilitar sua vida.

docker inspect $(docker ps -aq) --format '{{.Config.User}} {{.Name}}'

Pra começar o inspect mostra informações completas sobre um container.

Em seguida está sendo executado um docker ps -aq, este comando está pegando todos os ids dos containers já criados na sua máquina. Ou seja, mesmo que não tenha nenhum container em execução, ele vai mostrar os que já foram usados no passado. (Talvez esta seja a origem da sua dúvida). O -a pega todos, e o -q pega só o id do container.

Na parte final tem o --format '{{.Config.User}} {{.Name}}'. Neste trecho o comando diz para o inspect lá do início pra informar somente o usuário dono do container e o nome dado ao container.

Resumindo...

Está mostrando o usuário (app por exemplo) e o nome do container (/pensive_einstein) de todos os containers criados (ativos ou não) .