1
resposta

Docker Wildfly

Gostaria de saber como faço pra subir um sistema com o docker desenvolvido em Wildfly. Diversos cursos da Alura utilizam o Wildfly (exemplo o de java EE), mas acabam antes do Deploy. Vi esse curso com esse objetivo, mas ele se utilizou de um servidor muito simples, útil pra ensinar os conceitos fundamentais sobre o Docker, mas que não me permite ir além. De qualquer jeito o curso foi muito bom e sem dúvida o indicaria. Se vocês tiverem algum link em inglês ou português que posso me ajudar, agradeço. Outra pergunta é sobre o relacionamento entre docker e maven. Os dois tratam das dependência, mas não sei como eles interagem. Qualquer material nesse sentido também é bem-vindo. Obrigado.

1 resposta

Oi José,

Vou tentar ajudar no que der....

Primeira coisa, não entendi muito bem o que você quer fazer com o Wildfly. Você quer rodar o seu servidor Wildfly usando um container docker?

Se for isso basta escolher uma imagem pública com Wildfly e executar na sua máquina, por exemplo:

docker run -it jboss/wildfly

Só com esse comando você baixa a imagem do wildfly e executa a aplicação.

Se quiser mais detalhes dessa versão que mandei olha em https://hub.docker.com/r/jboss/wildfly/ mas tem outras versões. Se quiser criar a sua própria, eu aconselho você a olhar o código fonte de alguma já pronta (como vc está começando com docker) e tentar ir montando.

Você também perguntou sobre maven, né? Na verdade, José, o maven não tem muito a ver com o docker na sua função.

O maven é uma aplicação que consegue compilar (buildar), testar, montar pacotes e gerenciar dependências no mundo java. O docker não tem nada que prende ele ao mundo java, ao mesmo tempo que não eh uma ferramenta de build, o docker abstrai a idéia de virtualização de ambientes (máquinas) pra uma idéia mais granular. A grosso modo, é como se fosse uma virtualização mais enxuta, que permite ambiente de execução isolado, de forma que eu consigo rodar virtualmente qualquer aplicação usando docker, independente do ambiente que eu estiver.

Espero ter ajudado cara!

E se tiver dúvida avise!

Luan