1
resposta

Docker volumes

Pessoal, eu estou vendo as aulas do volume e fiquei com uma dúvida, vou fazer os testes para tirar minha dúvida mas se alguém souber, já fica registrado aqui, se não posto depois. Primeiro, vou explicar o contexto do problema: É o seguinte, aqui na empresa onde eu trabalho temos uma aplicação que é bem complicada de configurar, ela não tem maven, tem dependencia que tem que ficar recompilando e colocando uma dentro da outra, dependencia de dependencia enfim... Tem gente que chega demorar 1 ou 2 dias inteiros para configurar ela e acho que o docker vai nos ajudar bastante com esse processo. Eu gostaria de montar um dockerfile com o script que faz toda essa configuração para não ficarmos mais perdendo tempo e quebrando a cabeça com isso, porém eu gostaria de fazer tudo dentro do container (principalmente os clones das aplicações) em seguida realizar as configurações necessárias, depois alterar o código fonte, já vi aqui no curso que posso alterar o código e executa-lo dentro do container, isso já ótimo, ok, mas ai eu teria que fazer o clone na minha máquina e isso exigiria alguns comandos externos, será que se eu mapear um volume igual foi falado no curso com o -w e fazer o clone dentro do docker ele irá refletir na minha máquina para que eu possa editar os fontes? Ou eu tenho realmente que baixar os fontes na minha máquina e executar no docker, vou testar aqui e depois posto as lições mas se alguém já fez isso, fique a vontade para compartilhar conosco, valeu!

1 resposta

Olá Raphael, tudo bem?

Não sei ao certo se entendi sua dúvida por completo, com o Dockerfile você conseguiria montar uma imagem customizada atendendo assim as suas necessidades de configuração. Feito isso, você poderá um container com essa imagem customizada com as dependências para utilizar nos diferentes ambientes, você conseguiu resolver?