1
resposta

Docker -v e "COPY" no Dockerfile

Boa tarde pessoal, Via linha de comando eh possível "compartilhar" arquivos locais com o docker, através da tag -v"[diretório local]:[diretório do container]".Quando eu vi o comando COPY no Dockerfile eu pensei que fosse a mesma coisa, porem o COPY manda os arquivos para dentro do container e toda vez que eu subir um novo container os arquivos vão estar lá.

A minha duvida é se existe algum comando que possa ser colocado no Dockerfile e que fique compartilhando os arquivos entre local e o container.

1 resposta

Oi Matheus, tudo bem?

Só corrigindo um detalhe, o comando COPY do Dockerfile copia os arquivos para uma camada da imagem, que por sua vez fica disponível no container para somente leitura.

No Dockerfile você não consegue fazer esse compartilhamento de arquivos por que ele é usado apenas para fazer o build da imagem.

No docker-compose, por outro lado, você consegue fazer isso, mas o que você faz no compose, não vale para o Dockerfile, nem para o build da imagem, apenas para os containers.

Tá bem?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software