1
resposta

Docker Toolbox descontinuado ( Solução )

Fala pessoal, beleza ? Estou iniciando o curso de docker e durante a instalação eu tive o mesmo problema que alguns amigos durante o download, no caso eu acessava tanto o link disponibilizada pelo o professor como também acessava o site do docker pra baixar e era redirecionado para uma pagina de erro. Dando uma pesquisada eu vi que ainda é possível instalar via linha de comando com o gerenciador de pacotes pra Windows chamado Chocolatey. Abaixo vou deixar o passo a passo que fiz para conseguir executar, lembrando que é necessário ter o virtualbox instalado para a execução instalação do chocolatey Abra o PowerShell no modo administrado e execute o seguinte o comando -> Set-ExecutionPolicy Bypass -Scope Process -Force; [System.Net.ServicePointManager]::SecurityProtocol = [System.Net.ServicePointManager]::SecurityProtocol -bor 3072; iex ((New-Object System.Net.WebClient).DownloadString('https://community.chocolatey.org/install.ps1'))

Aguarde o carregamento, após a conclusão o gerenciador de pacote vai estar instalado e pronto para ser usado.

Instalação do Toolbox* Como o passo anterior esse também é bem simples, após a instalação do chocolatey você irá abrir o prompt de comando e modo administrador também, e vai executar o comando a seguir -> choco install docker-toolbox.

Na imagem a seguir mostra a mensagem que é apresentada, você pode seguir a instalação apertando o Y ou então a letra "A" ( O que é mais recomendavel pois assim você já autoriza todos os pacotes de instalação ao inves de autorizar um por um ), depois disso ficar atento pois irá aparecer diversas vezes a tela do virtualbox pedindo para você confirmar a instalação quando aparecer só selecionar a opção sim.

Depois de concluído você ira encontrar o docker quickstart no cmd

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

No site do Docker, eles tem um tutorial para instalar o Docker Desktop on Windows com WSL 2 backend ao invés de Hyper-V backend. Segue o link: https://docs.docker.com/desktop/windows/install/

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software