1
resposta

docker ssh vscode

Bom dia, Como posso utilizar o docker por ssh? Tenho um pc antigo com fedora 38 nele e um mais velho ainda com ubuntu server 20.04 com docker instalado. No fedora uso o vscode, vi que tem extensões para usar o docker por ssh, mas não sei como fazer direito. Já configurei uma chave ssh entre os dos computadores e não tem bloqueio de farewall. Podem me ajudar com essa questão?

1 resposta

Olá, William.

Tudo bem?

Desculpa a demora, estou respondendo esse tópico para tentar ajudar você e outros alunos que estiverem com essa mesma dúvida. Valeu :)

Para utilizar o Docker por SSH, você pode utilizar a extensão "Remote - Containers" do Visual Studio Code. Com essa extensão, você pode se conectar ao seu servidor Ubuntu e usar o Docker remotamente.

Aqui está um passo a passo de como fazer isso:

  1. Certifique-se de que o Docker está instalado no seu servidor Ubuntu e que ele está em execução.

  2. No seu PC com Fedora, abra o Visual Studio Code e instale a extensão "Remote - Containers".

  3. No canto inferior esquerdo do Visual Studio Code, clique no ícone que se parece com um retângulo com uma seta apontando para cima. Isso abrirá o painel de comandos.

  4. No painel de comandos, digite "Remote-Containers: Attach to Running Container" e pressione Enter.

  5. Selecione a opção "Attach to Running Docker Container".

  6. Na lista de contêineres disponíveis, selecione o contêiner que está em execução no seu servidor Ubuntu.

  7. Aguarde alguns instantes enquanto o Visual Studio Code se conecta ao contêiner.

Agora você está conectado ao seu contêiner Docker no servidor Ubuntu e pode usar o Visual Studio Code para desenvolver e gerenciar seus projetos.

Espero que essas instruções sejam úteis para você. Se tiver alguma outra dúvida, é só me dizer. Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software