Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Docker-Machine doesn't have VT-X/AMD-v enabled

Bom dia,

Estou tendo vários problemas para fazer o docker-machine rodar na minha maquina, e com isso não estou conseguindo dar continuidade ao curso de docker swarm

Abaixo seguem todos os passos que fiz e problemas que tive até o momento

Docker versão ........................ 19.03.13 build 4484c46b9d

Docker desktop versão ........ 2.4.0.0 (48506)

1- A principio eu estava rodando o docker desktop com a hyper-v ativada.
     1.1- Ao executar o comando docker-machine create -d virtualbox vm1 era 
     exibida uma mensagem de que a HYPER-V deveria ser desabilitada.

2- Desabilitei a  HYPER-V
      2.1 - Ao desabilitar a HYPER-V o docker parou de funcionar e o 
      docker desktop passou a pedir para eu habilitar o  WSL2

3- Habilitei a WSL2
      3.1 - Docker começou a exibir uma mensagem de que agora o WSL2 vinha separado e eu precisava instalar.

4- Fui até o link  https://docs.microsoft.com/pt-br/windows/wsl/wsl2-kernel  e cliquei em download
   the latest WSL2 Linux kernel baixando o arquivo wsl_update_x64.msi

5- Através do link https://docs.microsoft.com/en-us/windows/wsl/install-win10 
   Habilitei o windows subsystem for linux executando 
   os seguintes passos no power shell
      5.1- dism.exe /online /enable-feature /featurename:Microsoft-Windows-Subsystem-Linux /all /norestart
      5.2- dism.exe /online /enable-feature /featurename:VirtualMachinePlatform /all /norestart 

O docker desktop passou a funcionar mesmo com a hyper-v desabilitada, porem ao rodar o comando docker-machine create -d virtualbox vm1 a seguinte mensagem é exibida.

** This computer doesn't have VT-X/AMD-v enabled. Enabling it in the BIOS is mandatory **

Fui na BIOS do meu computador e a opção VIRTUALIZAÇÃO está Habilitada.

Não sei mais o que fazer, por favor, poderia ajudar?

Obrigado

2 respostas
solução!

Oi Vanessa, bom dia. Tudo bem?

Tente fazer o seguinte:

  • Abra o Power Shell em modo de administração e execute o comando bcdedit /set hypervisorlaunchtype off. Reinicie a máquina e tente criar a máquina virtual com o comando docker-machine create -d virtualbox vm1.
  • Caso não dê certo a primeira tentativa, tente criar a máquina virtual com o comando docker-machine create -d virtualbox --virtualbox-no-vtx-check vm1.

Para esse curso, não é necessário utilizar o Hyper-V e/ou o WSL2, pois utilizaremos o Docker apenas dos nossos ambientes já virtualizados pelo VirtualBox.

Agradeço a resposta, somente executar o comando bcdedit /set hypervisorlaunchtype off o comando docker-machine create -d virtualbox m1 ja funcionou

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software