Olá, Yuri.
Tudo bem?
Uma das possíveis soluções é verificar se o WSL (Windows Subsystem for Linux) está corretamente instalado e configurado em seu sistema. Certifique-se de que você tenha o WSL ativado e que a versão correta esteja selecionada. Você pode verificar isso abrindo o PowerShell como administrador e executando o comando wsl --list --verbose
. Certifique-se de que o WSL esteja listado e que a versão correta esteja selecionada.
Outra opção é verificar se você possui alguma configuração incorreta no Docker Desktop. Tente redefinir as configurações do Docker para os valores padrão. Você pode fazer isso indo para as configurações do Docker Desktop e selecionando a opção "Reset" ou "Restore to defaults". Em seguida, reinicie o Docker Desktop e verifique se o problema persiste.
Se nenhuma dessas soluções funcionar, pode ser necessário desinstalar completamente o Docker Desktop e reinstalá-lo. Certifique-se de fazer um backup de quaisquer contêineres ou imagens importantes antes de desinstalar o Docker.
Quanto ao uso do Podman como alternativa, é importante lembrar que o Podman é uma ferramenta alternativa ao Docker, mas pode não ser totalmente compatível com todas as funcionalidades do Docker. Certifique-se de verificar se o Podman é adequado para suas necessidades específicas antes de usá-lo como substituto do Docker.
Espero ter ajudado e bons estudos!