1
resposta

Docker Desktop - Kubernetes no MacOs

Fala galera, beleza? Estou utilizando o docker desktop no mac e tudo parece muito similar ao windows. Entretanto, quando fui tentar acessar o localhost depois de criar o NodePort não consigo acessar no navegador. Minha dúvida é se no caso do Mac, mesmo com o dockerdesktop, devo usar o minikube. Valeu

1 resposta

Oi Eurico, tudo bem?

Desculpe a demora em retornar.

Pelo que entendi da sua dúvida, você está utilizando o Docker Desktop no macOS e está com dificuldades para acessar o localhost após criar um NodePort. No caso do macOS, mesmo com o Docker Desktop, você não precisa necessariamente usar o Minikube.

Ao criar um serviço do tipo NodePort, ele permite que você acesse uma aplicação dentro do seu cluster Kubernetes a partir do mundo externo. No entanto, é importante lembrar que o IP que você deve utilizar para acessar o serviço a partir de fora do cluster é o IP do seu nó, e não o localhost.

No caso do Windows, o Docker Desktop faz um bind automaticamente do Docker para o localhost, então você pode acessar o serviço utilizando o localhost na porta especificada pelo NodePort. Já no macOS, você precisa descobrir o IP interno do seu nó e utilizar esse IP para acessar o serviço na porta especificada pelo NodePort.

No exemplo da aula, foi utilizado o comando kubectl get nodes -o wide para obter o IP interno do nó. No caso do macOS, você pode tentar utilizar o comando docker-machine ip default para obter o IP do seu nó.

Por exemplo, se o IP do seu nó for 192.168.99.106 e o NodePort definido para o serviço for 30000, você pode acessar a aplicação no navegador utilizando o IP do nó e a porta 30000, da seguinte forma: 192.168.99.106:30000.

Espero que isso ajude!

Um abraço e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software