Oi Eurico, tudo bem?
Desculpe a demora em retornar.
Pelo que entendi da sua dúvida, você está utilizando o Docker Desktop no macOS e está com dificuldades para acessar o localhost após criar um NodePort. No caso do macOS, mesmo com o Docker Desktop, você não precisa necessariamente usar o Minikube.
Ao criar um serviço do tipo NodePort, ele permite que você acesse uma aplicação dentro do seu cluster Kubernetes a partir do mundo externo. No entanto, é importante lembrar que o IP que você deve utilizar para acessar o serviço a partir de fora do cluster é o IP do seu nó, e não o localhost.
No caso do Windows, o Docker Desktop faz um bind automaticamente do Docker para o localhost, então você pode acessar o serviço utilizando o localhost na porta especificada pelo NodePort. Já no macOS, você precisa descobrir o IP interno do seu nó e utilizar esse IP para acessar o serviço na porta especificada pelo NodePort.
No exemplo da aula, foi utilizado o comando kubectl get nodes -o wide
para obter o IP interno do nó. No caso do macOS, você pode tentar utilizar o comando docker-machine ip default
para obter o IP do seu nó.
Por exemplo, se o IP do seu nó for 192.168.99.106 e o NodePort definido para o serviço for 30000, você pode acessar a aplicação no navegador utilizando o IP do nó e a porta 30000, da seguinte forma: 192.168.99.106:30000
.
Espero que isso ajude!
Um abraço e bons estudos.