Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Docker - Comunicação entre Services - Kubernetes

Olá, boa tarde,

Kubernetes... Tenho um microservice em node "aplicaçãoA:3001". Fiz seu deploy e criei um service com 2 instâncias; Tenho um microservice em node "aplicaçãoB:3002". Fiz seu deploy e criei um service com 2 instâncias; Tenho um microservice em node "aplicaçãoC:3000". Fiz seu deploy e criei um service com 2 instâncias;

A aplicação C envia requisições para A e B, mas são de redes diferentes. Como faço para tal comunicação ocorrer? Cheguei a ver algo com a label match no .yaml do deploy, para fazer um roteamento entre os serviços. É esse o caminho?

Obrigado!

1 resposta
solução!

Encontrei a solução! Às vezes ficamos tão focado em pensar de maneira complexa, que esquecemos o quanto o Kubernetes abstrai as configurações de rede. Quando um serviço é criado, um endpoint é criado com o nome do serviço, então se eu quiser que um pod de um servico-A acesse um pod de um servico-B, basta o pod do serviço-A realizar a requisição utilizando o nome do serviço (serviço-B).

Exemplo: Se o POD de A quer acessar a porta 3000 de um POD de B, basta no arquivo onde tem a URL de requisição, substituir o endereço por "servico-B:3000).

Talvez tenha ficado meio confusa a explicação rs, mas acredito que seja isso.

Obrigado!