2
respostas

Docker Composer - Node1 e Alura-books-1

após executar o "docker-compose up" o node1 é iniciado e pode ser referenciado tanto como "node1" quanto pelo container name "alura-books-1".

1 - O que é node1??? Ele é um sinônimo para o nome do container? Onde listo esses sinônimos/services/objetos?

2 - Porque o Nginx não utiliza o nome do container alura-books-1 e sim o nome "node1".

3 - Como dou um nome para a rede? Já que ela não fica com o nome "production-network" quando utilizamos o docker network ls.

Obrigado!!!

2 respostas

Além disso, percebi que no docker-compose.yml não é necessário o image para o node e para o nginx, pois já possuem o docker file. Ou remove o docker file ou remove o image, certo? Não precisa dos dois.

Oi Cesar, tudo bem? Deixa eu tentar te explicar...

1 - Cada entrada do YML abaixo de service é conhecida como serviço, mas para cada um deles você precisa informar o nome do serviço, por isso entra o node-1, 2 e 2. Neste caso, o nome do serviço está fazendo uma referência a tecnologia usada, que é o node.js

Mas você também pode dar um nome para o container, então por isso chamamos cada container de alura-books-1, 2 e 3.

Então na rede em si, o node-1 e o alura-books-1 são basicamente o mesmo container. Porém, na prática, o que temos é um serviço (node-1) que cria containers de nome "alura-books-1".

Você consegue listar os containers usando o comando docker container ls. Os serviços via docker service ls.

2 - Por que você (até onde sei) só pode dizer que um serviço depende de outro serviço. Um serviço não pode depender de um container específico.

3 - Você pode sim dar um nome para a rede passando o parâmetro name:

networks: 
    production-network:
        driver: bridge
        name: producao

4 - Isso, não precisa dos dois, apenas um deles. Quando você põe o Dockerfile, o compose faz o build da imagem e cria os containers. Se você usa apenas o image, ele baixa a imagem antes de criar o container.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software