Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Docker Compose Network

A Network Default do docker da conflito com a rede da minha empresa. Para corrigir esse problema altero no etc/docker/daemon.json e coloco bip=192.168.1.130 por ex. reinício o serviço e o Daemon, mas o docker compose continua dando conflito. Logo preciso fazer um ip link del rede do compose. Tem alguma coisa que posso fazer pro compose entender que alterei o Daemon do docker?

4 respostas

Interessante... Por padrão, o docker compose cria uma nova rede para rodar os serviços declarados no arquivo YAML. Não era nem para ele estar usando a rede default do Docker.

Alguma mensagem de erro é disparada? Se sim, posta aqui pra gente pois pode facilitar a resolução do problema.

Até lá, sugiro duas coisas:

  • Atente-se à versão do arquivo docker-compose.yaml, pois esta versão do arquivo muda um pouco a sintaxe de como você deve escrevê-lo.

  • Crie uma rede docker

    docker network create [opções] nome_da_nova_rede

    Por padrão, as novas redes são criadas com o driver bridge, mas é possível mudar o tipo de driver com a flag "--driver tipo_do_driver" ou simplesmente "-d tipo_do_driver".

Tente forçar o uso dessa nova rede criada na declaração do serviço como no exemplo abaixo:

version: "3"
services:
   app:
      image: imagem_do_app
      networks:
      - nova_rede_criada

Na verdade é o serviço do docker compose que dá conflito com a rede! Quando eu instalo o docker compose ele da conflito com a rede!

Ah, entendi.

Já tentou colocar uma máscara nesse endereço? Algo tipo:

{
    "bip":  "192.168.134.1/24"
}

Qual SO você está utilizando e qual a saída do comando "docker info"?

solução!

Ahh consegui resolver! Quando eu crio a rede eu tenho que dizer qual o range de ip que tenho que usar. Aí deu certo!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software