2
respostas

Docker-compose e microserviços

Olá,

Imaginando um sistema que roda dividido em vários microserviços e utilizando o docker-compose. No momento 1 eu subo todos os serviços coordenadamente e eles rodam sem problemas por 2 meses. Então um novo microserviço é criado, por exemplo, um microserviço que envia sms. Como eu faria, sem parar nenhum dos outros serviços para atualizar o docker compose com esse novo serviço garantindo que em caso de queda de servidor o docker compose na próxima "rodada" subiria todos os serviços + o de SMS.

Obrigado

2 respostas

Oi Jailson,

Pelo que sei vc nao faz isso com docker-compose e sim com um outro orquestrador como kubernete ou docker swarm. Eles possuem essas funcionalidades criar novos containers dinamicamente, rolling update, replicas, service discover etc.

fiquei com a impessao que minha resposta gerou mais duvidas ainda :(

abs Nico

Boa tarde,

Sua resposta indica um caminho pra eu chegar no objetivo que citei, muito obrigado.

Pouco depois de criar esse post eu pesquisei referente ao swarm e visualizei excelente uso para ambientes de produção. Ele e o kubernete estão na minha lista de estudos embora eu tenha a impressão de que kubernetes estão mais presentes na nuvem e acaba merecendo mais atenção em um primeiro momento. O swarm parece se aplicar muito bem a empresas pela simplicidade.

Novamente, muito obrigado.