Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

docker-compose com shellscript

Boa Tarde Tem alguma forma de executar comandos docker-compose usado no arquivo .sh para adicionar em rotinas diárias colocando no crontab?? Se sim, teriam uma forma de mostrar através desse fórum algum exemplo ou algum norte de como fazer o procedimento?

Agradeço a compreensão

1 resposta
solução!

Oi Pedro, tudo bem?

Desculpe a demora em retornar.

Sim, é possível executar comandos docker-compose em um arquivo .sh e adicioná-lo às rotinas diárias do crontab. O crontab é uma ferramenta do Unix/Linux que permite agendar a execução de comandos em momentos específicos.

Para fazer isso, você pode criar um arquivo .sh contendo os comandos docker-compose que deseja executar e, em seguida, adicionar uma linha no crontab para executar esse arquivo no horário desejado.

Por exemplo, suponha que você tenha um arquivo chamado "meu_script.sh" com o seguinte conteúdo:

#!/bin/bash
cd /caminho/do/diretorio
docker-compose up -d

Você pode adicionar uma linha no crontab para executar esse arquivo todos os dias às 8h da manhã, por exemplo:

0 8 * * * /caminho/do/diretorio/meu_script.sh

Essa linha indica que o arquivo "meu_script.sh" será executado todos os dias às 8h da manhã.

Lembre-se de dar permissão de execução ao arquivo .sh usando o comando chmod +x meu_script.sh.

Espero que isso te ajude a adicionar os comandos docker-compose em rotinas diárias usando o crontab.

Um abraço e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software