Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

docker: Cannot connect to the Docker daemon

Ao entrar na pasta da api clientes-leo-api e executar docker build . -t procution:V1 recebo o seguinte erro: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Ja refiz as instalações seguindo a documentação oficial: https://www.digitalocean.com/community/tutorials/how-to-install-and-use-docker-on-ubuntu-20-04-pt

Sem sucesso.

7 respostas

Opa, Mateus!

Tenta executar um sudo systemctl start docker e executar o comando novamente para ver se dá certo. Se não der, você pode tentar executar o comando que você está executando usando o sudo também. Caso seja isso, é porque o usuário do Docker não está configurado corretamente, aí você pode tentar corrigir com os dois comandos abaixo:

sudo groupadd docker
sudo usermod -aG docker $USER

Esses comandos constam na documentação oficial.

Espero ter ajudado :)

ao executar o comando systemctl start docker eu obtenho o seguinte erro: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeexecutando o comando de build com sudo da o mesmo erro que o usuario comum: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Os comandos sudo groupadd docker sudo usermod -aG docker $USER não serviram também

Mateus, qual seu sistema operacional? Está usando WSL?

Estou Virtualizando o Ubuntu 20.04 com WSL! Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

acredito que seja a versão do wsl, estou migrando para o wsl2

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade wsl atualizado para versão 2, mas o erro persiste

solução!

SOLUÇÃO

ATUALIZAR O WSL PARA WSL2: https://learn.microsoft.com/pt-br/windows/wsl/install-manual#step-3---enable-virtual-machine-feature

EXECUTAR O COMANDO SUDO -I PARA ENTRAR COMO ROOT APÓS ISSO EXECUTAR service docker status SE TIVER ASSIM: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade DEVE EXECUTAR ESTE OUTRO COMANDO service docker start

APÓS ISSO, ABRA OUTRO TERMINAL COMO SEU USUARIO PADRAO SEM SER ROOT, E EXECUTE SEUS COMANDOS DOCKERS NORMALMENTE...