1
resposta

Docker build -t error

Bom dia,

estou seguindo exatamente a sessão 05: "Faça como eu fiz: criando uma imagem", da aula 03: "Criando e compreendendo imagens", do curso: "Docker: Criando e gerenciando containers".

Nesta seção é apresentado o comando no terminal: "docker build -t <nome de usuáiro>"/app-node:1.0, para criar a imagem na máquina local. Se eu escrever exatamente este comando no terminal, dá o seguinte erro: Imagens contento o erro ao executar o comando no terminal

Pelo retorno do erro, parece que ele está sentindo falta de um parâmetro, resolvi acrescentar o ponto, para indicar que é a pasta atual que eu estava: "docker build . -t <nome de usuáiro>"/app-node:1.0". Com isso, não sei se é algo específico da minha máquina (Ubundo 20.04), ou se tem que complementar o arquivo no curso.

1 resposta

Olá Rafael,

O erro apresentado na imagem indica que o Docker não conseguiu encontrar o arquivo Dockerfile na pasta especificada. Verifique se o arquivo Dockerfile está na pasta /home/rafael/Documentos/docker/app-node, ou se o caminho especificado no comando está correto.

Caso o arquivo esteja na pasta correta e o caminho esteja correto, tente executar o comando com permissões de superusuário, adicionando "sudo" antes do comando.

Se ainda assim não funcionar, tente executar o comando sem o parâmetro "-t", apenas com o caminho para a pasta e o nome da imagem, como por exemplo: "docker build /home/rafael/Documentos/docker/app-node -t <nome de usuário>/app-node:1.0".

Espero ter ajudado e bons estudos!