Por que o docker me lembra um gerenciador de pacotes ? ele pode ser utilizado como ... ?
Por que o docker me lembra um gerenciador de pacotes ? ele pode ser utilizado como ... ?
Bom dia Vitor, tudo certo?
Não sei bem se entendi a sua pergunta, porém irei falar do meu uso com o Docker.
Eu não utilizo o Docker para instalar pacotes em minha máquina host, porém utilizado o Docker para não ter que baixar estes pacotes na minha máquina host. Por exemplo, para o desenvolvimento em um ambiente PHP + Apache, ao invés de eu precisar "sujar" minha máquina host com pacotes que nem tenho certeza que foram os mesmo utilizados antes, eu posso utilizar uma imagem Docker que já possua esses pacotes nas versões necessárias. Outro exemplo de uso recente foi com o k6, que me possibilitou escrever os scripts de teste na máquina host, porém executar esse script em um container como se tivesse no host através do comando docker run --rm -i grafana/k6 run - < script.js
.
Para acrescentar, ainda criei um alias na minha máquina para usar somente o comando k6:
alias k6="docker run --rm -i grafana/k6 run - <"
k6 script.js