Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

DNS Dinâmico

No curso o instrutor mostra como utilzamos o duck dns para casos onde não temos IP fixo, porém fiquei com uma dúvida.

Primeiramente, o script do crontab só executa a cada 5 minutos, nesse caso corremos o risco de ficar com indisponibilidade de 5 minutos na nossa aplicação, correto?

Outro ponto seria o Cache que os servidores de DNS fazem, quando ocorrer o IP for alterado, os usuários provavelmente terão o IP antigo em cache, isso também não pode causar indisponibilidade da aplicação?

2 respostas
solução!

Opa Denis, tudo bem? Me parece correto sim que podemos ter uma indisponibilidade de 5 minutos.

No caso do cache, acho que o correto seria dizer que ela não estaria acessível por alguns instantes enquanto o cache é invalidado, mas isso não quer dizer necessariamente que ela está indisponível, entende?

Pra mim, indisponível indica que ninguém consegue usar. Não acessível pode ser regional. Faz sentido? Eu conseguir acessar e você não, torna a aplicação inacessível ou indisponível?

Parece confuso, mas entende o que quero dizer?

Boa tarde,

Como o script roda (no exemplo dado) a cada 5 minutos, é correto pensar que poderia existir uma indisponibilidade de até 5 minutos. No entanto, caso seja necessário, você poderia diminuir esse tempo.

Sobre o cache dos servidores DNS, eles manterão o cache pelo TTL determinado no registro do duckdns. Fiz uma consulta agora no meu registro duckdns e verifiquei que o TTL é de 60 segundos.

Dessa forma, a indisponibilidade em decorrência do cache dos servidores de DNS poderia ser de apenas 1 minuto.

Espero ter ajudado. []s

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software