Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

django-admin.py aparentemente não funcionando

Estou usando o Ubuntu 15.04, instalei o python-pip e o Django 1.7.4 normalmente, mas quando tento usar o django-admin.py o terminal fala que não acha o comando.

8 respostas

O interpretador Python funciona?

Sim, funciona...

loya@loya-K46CB:~$ python
Python 2.7.9 (default, Apr  2 2015, 15:33:21) 
[GCC 4.9.2] on linux2
Type "help", "copyright", "credits" or "license" for more information.
>>>

Tem alguma idéia do que pode ser? Já tentei desinstalar e instalar o python-pip e o Django, continua dando o mesmo erro.

Então, não faço ideia, mas tente:

django-admin

Sem o .py. Vi que em algumas distribuições o link é sem .py.

Se funcionar, por favor, me dê esse feedback o mais rápido possível para eu avisar os alunos sobre esse situação peculiar.

Preciso saber também se você instalou o Django e o pip como administrador. Versões mais atuais do Python já vem o pip instalado.

Então, acredito que instalei sim como admin. Tentei o django-admin sem o py e o apt me sugeriu um pacote:

O programa 'django-admin' não está instalado no momento. Você pode instalá-lo digitando:
sudo apt-get install python-django-common

Eu instalei o pacote, daí tentei de novo o django-admin, e apareceu o seguinte:

loya@loya-K46CB:~/Documentos/Django$ django-admin startproject connectedin
Cannot find installed version of python-django or python3-django.

Tentei instalar o python-django pelo apt:

loya@loya-K46CB:~/Documentos/Django$ sudo apt-get install python-django

Tentei de novo o django-admin e agora consegui, o problema é que ele instalou a versão mais recente, o 1.7.6...

O estranho é que o Django 1.7.4 aparece no pip list, mas pelo jeito foi instalado incorretamente, não sei...

loya@loya-K46CB:~/Documentos/Django$ pip list
apt-xapian-index (0.46)
argparse (1.2.1)
boto (2.34.0)
characteristic (0.1.0)
chardet (2.3.0)
colorama (0.3.2)
command-not-found (0.3)
configobj (5.0.6)
debtagshw (0.1)
defer (1.0.6)
dirspec (13.10)
Django (1.7.4)
solução!

Luiz, é bem atípico isso, porém, tente com o Django 1.7.6 mesmo, se algum problema for gerado nós tentaremos arrumar alguma maneira de instalar a versão 1.7.4. Como é minor version, acredito que você não terá problemas.

Nós testamos no Ubuntu e a instalação correu perfeitamente, porém estou interessado no seu problema, porque outros alunos podem passar pela mesma coisa.

Posso marcar como solucionada e ficamos aguardando seu feedback? Se algo der errado, daí você posta novamente.

Pode marcar como solucionada sim, valeu pela ajuda Flavio.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software